domingo, 30 de outubro de 2011

Nada é como queremos.

Olá,
Bom saber que existe a teoria da imprevisão. Pois é, mesmo querendo postar todo santo dia com a internet fora do ar, isso nos impede de fazê-lo. Acredite, temos que levar em conta a teoria da imprevisão.
Voce se programa toda para passar um fim de semana memorável na praia, longe de tudo e de todos com aquele gato que voce sempre sonhou, mas ao chegar no paraíso - atchim - gripou prá valer com direito a dor no corpo, febre e moleza, daí seu entusiasmo pifou!!! É ela, a imprevisão.
Não dá prá saber de tudo, se precaver de tudo, sempre pode o vento virar. A boa notícia é que se voce não for daquelas que se as coisas não saírem do jeito que voce se programou o escândalo está armado, tanto melhor, pois pode tirar uma casquinha das atrocidades - quer ver.
Já que a praia não combina com a  sua gripe forte, que tal fazer um programinha íntimo com direito a muita manha - tipo tô dodói, cuida de mim amoreco. Melhor que ficar se mal dizendo - ai que droga de gripe.
Foi pensando no melhor, que ao ficar sem internet por dois dias, resolví investir em coisas pessoais e repensar num texto otimista, se não deu para postar naquele momento é por que agora é o momento - de expressar com calma uma forma de superar os tais imprevistos. É esperar que ele passe e retomar a vida como se nada a aborrecesse ou chateasse.
 Pensar em como se pode melhorar,  antes de dar um "PITI" básico-feminino, é usar o bom senso. Assim resolveremos as situações com maior clareza, pois nem tudo é como queremos, imprevistos acontecem, nada de fazer disso empecilho para nossa jornada triunfante.
Pensar como mulher é imaginar como superar dificuldades, driblar os imprevistos da vida, com um jogo de cintura tão nosso. Esse jeito feminino de contornar adversidades é o diferencial, então prá quê surtar por que a internet deu pau, vai cuidar de outros problemas (eles nunca faltam), e, ao final reconhecer a importância de saber que ninguém pode antever nem mesmo a falha na conexão da rede, viver é uma imprevisão.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A COISA FLUI!

Olá,
Quem nunca ouviu esta frase após um impasse momentâneo, se voce se programar corretamente, se esforçar para atingir seus objetivos e criar suas próprias metas...a coisa flui!
Não é a toa que todos os livros de auto-ajuda, que já li ou não, insistem nos temas "acredite em voce" e é isso mesmo!
Quando voce cria uma idéia não muito produtiva a seu respeito, ninguém investe em voce ou em seus projetos, é necessário acreditar mesmo que não seja fácil, e não é mesmo.
A vida nos põe a prova em tudo que fazemos, mas não podemos desistir pois o que nos motiva a seguir, é a expectativa de vencer os obstáculos, superar dificuldades quase intransponíveis, e, finalizar  com nosso êxito pessoal.
Mais que realização profissional, crer em sua capacidade de fazer deve ser maior que tudo. Muitas vezes algumas pessoas nos fazem ter a nítida impressão que não conseguiremos, mas aos poucos exteriorizamos nosso potencial, então o milagre se realiza, flui.
 Pessoalmente, já tive muitos impasses na vida profissional, mas discretamente fui a luta, busquei realizar com primor as tarefas 'jurídicas', e, - sem ter que provar nada prá ninguém - cumpri todas as missões que me foram confiadas.
Ao mesmo tempo, sentir-se capaz ajuda a realizar as tarefas mais árduas (digamos assim), no âmbito profissional e pessoal, sua própria impressão faz a diferença.
Só não deixe de crer que PODE, caso isso não seja possível, avalie se está no lugar certo, fazendo o que gosta, para poder valorizar o que faz independente do conceito de outras pessoas, chefes ou colegas, daí a coisa flui.
A palavra que mais deveria ser usada nas relações profissionais, deveria ser RESPEITO pois assim não haveria tantos problemas com avaliações e conceitos informais sobre os outros, veja-se que estimulados, até animais são melhores no que fazem.
 A coisa tem de fluir, pois a vida segue sempre indenpendente de nossas vontades ou frustações. Crer em voce ajuda a criar uma imagem próspera sobre si e não deixa que nada o atinja, tornando mais fácil a realização dos sonhos, do trabalho, projetos pessoais.
Seja qual for sua realização pessoal acredite que ela acontecerá, desde que seja este seu objetivo, ele deve fluir. Não é tão fácil construir uma imagem profissional positiva, mas acreditando em seu potencial voce passará a todos uma noção do que o trabalho significa prá voce.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

NORMA CULTA

Os especialistas que me perdoem, mas ainda bem que a rede deu a todos o direito, a possibilidade de nos expressar.
É verdade que poucos dominam a norma culta por excelência, então o direito à escrita é para todos, isso sim é democracia.
Hoje ao rever amigos do meu ex-trabalho, resolví escrever sobre esse tema. Aos Jornalistas, Escritores cabe ao chefe de redação e aos seus revisores, a avaliação técnica do texto, assim salvam a pátria ou a língua pátria.
 Com isso, os pobres mortais como eu, que se aventuram a escrever devem ser mais cuidadosos com a gramática, pois a nossa finalidade é apenas expressar de forma corriqueira temas diários, e, provocar sua reflexão. Assim sendo, os deslizes com a língua portuguesa são perdoáveis - assim espero.
Vale dizer que sem nenhuma cátedra, o ex-Presidente Lula, alterou a gramática, abstraindo alguns hífens; acentos graves, trema - e por aí foi, perceba-se que o rigor não é total.
 Nessa mesma linha de alterações gramaticais e ortográficas, por meio de decreto o ex- governador do DF, aboliu o gerúndio no âmbito das públicações no GDF.
Então fica fácil denotar que pequenos erros gramaticais nos textos,  não alteram o teor do que se quer dizer sobre as coisas da vida, fazendo-nos pensar sobre eles.
 Assim, não sendo de forma absurda ou escandalosa,  pequenos erros são perdoáveis, até mesmo os de Português.
Atrevo-me a dizer que continuarei escrevendo, esta ousadia deve-se ao fato de geneticamente ser neta da poetisa Potiguar, Letícia Galvão, que era auto-didata e falava  três idiomas (Francês, Inglês e Alemão), e escrevia em Portugûes perfeito, ainda tocava piano e compunha músicas em partituras escritas em caneta tinteiro, obras essas publicadas e gravadas.
 Minha avó, deixou seu marco na literatura dos anos 20, por meio da sua poesia e dos seus romances, sendo carinhosamente chamada pelos amigos - Câmara Cascudo e Nilo Pereira - de "Cora-Coralina do Rio Grande do Norte", o que nos é muito honrado, como ela mesma me relatou.
Essa sede de expressão, faz parte da família 'Galvão, da nossa linhagem e mais alguns outros célebres que vejo na mídia de mesmo sobrenome, todos afetos ao Jornalismo, Direito e a Literatura.
Tanto o é, que mesmo antes da rede, sempre escreví memórias, textos, poesias e as guardei ao longo de minha vida, hoje me dou ao prazer inenarrável de compartilhar com todos, de maneira clara e objetiva nessas crônicas.
O que nos interessa mesmo, é continuar relatando sobre temas corriqueiros da vida provocando uma reação.
Considero ainda, que embora temos sempre muito a aprender, não apenas na gramática, somos levados a apreender diversos temas no nosso dia-a-dia (será que tem hífen)!!!!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Elogiar faz a diferença.

Há tempos que me ensinaram que ser gentil e agradável nos torna civilizado, educado.
 Hoje vi uma reportagem na TV, no horário almoço, que essa prática de educação está sendo levada aos consultórios de psiquiatria e psicologia para tratar aqueles que tem problemas emocionais ou de auto- estima.
 Me veio a impressão de que princípios básicos de convivência social estão sendo esquecidos na educação dos pequenos, pois elogiar um coleguinha da escola não está sendo devidamente estimulada, pois o momento está mais para acirrar a competição no mundo "modernauta" e do bulling.
Ser desagradável estimula uma competiçao hóstil, individualista, quiçá egoísta.
 Devemos repensar o que queremos para o futuro da nova geração, dos pequenos e dos adolescentes que agora se enquadram dentro de grupos alfabéticos, f,y,x e por aí vai.
 Nós não somos seres montados siberneticamente para a agressividade como nos filmes e nos vídeos game, devemos repensar sobre isso toda vez que o dia iniciar.
Ser gentil e elogiar uma colega de trabalho, uma amiga, uma pessoa que está nos atendendo quebra a frieza dos tempos modernos. Faça o teste de elogiar os olhos da moça bonita que está lhe atendendo no balcão da farmácia,do banco, da padaria, no hospital, etc., segue-se de agradável sorriso, um agrdecimento e a conversa - seja ela qual for - flui melhor.
A humanidade sofre atualmente de muitos males, muitos dele de foro emocional-psicológico, mas tudo pode ser melhorado com uma frase delicada do elogio elegante, do sorriso simpático ou até mesmo largo.
Engraçado lembrar que muitas pessoas do grupo de trabalho já me perguntaram: Você não tem problemas.
Claro que sim, enfrentei algumas situações e enfrento todos meus momentos sem responsabilizar todos que me cercam sendo uma pessoa hóstil ou desagradável, tipo aquelas que só pensam em prejudicar, armar, perseguir e desestimular quem encontrar pela frente, para aparentar ser forte, poderoso, influente, quando na verdade esconde uma fraqueza de berço.
Elogiar é uma gentileza que estimula a qualquer pessoa a ser melhor, a acreditar em si mesma, e se ver de forma mais amena. Pratique o elogio, eu recomendo.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Crônicas ou Experiências, eis a questão.

Se eu fosse Jornalista, escritora ou cronista, tudo que relato aqui teria o sentido alheio a mim, mas como não é bem assim, prefiro chamar as minhas experiências pessoais de crônicas. Dizem que sou boa nisso.
Melhor mesmo, é ter o direito de se expressar sobre qualquer assunto, hoje especificamente, ressalto o prazer de viver sem compromisso.
Sempre tive a essência livre, mas estamos sempre forçados a nos comprometer, e, pelo menos um período na vida é bom abrir mão dos 'compromissos', sejam eles com a família, com o amado(a), de trabalho, com amigos, os sociais, os obrigacionais.
Isso mesmo os obrigacionais, às vezes temos compromissos forçosos - nos forçamos a criar rotinas e temos que cumpri-las ou ficamos nos sentindo irresponsáveis.
Exemplifico: sábados - geralmente é o dia de ir ao salão fazer cabelo e unhas; levar o carro no lava-jato; na oficina ver aquele barulhinho que nos irritou toda a semana; fazer as compras semanais de frutas e verduras; levar o dog no pet; e ao final do dia está linda para o amado(a) e para àquele programa (de índio com amigos dele que você nem conhece e suas mulheres chatildas).
Assumimos uma lista de compromissos geralmente descartáveis ou que poderiam ser transferidos para qualquer dia da semana ou desfeitos - agende-se e descomprometa-se!!
 Como estou no meu período sabático - no job - parei de me comprometer com tudo. Eu não tenho que fazer ou não fazer algo, simplesmente devemos escolher o momento do compromisso, dizer apenas minha agenda está free para eu fazer tudo que quero e posso, sem o compromisso obrigacional - TEM QUE SER HOJE.
 Tudo fica mais leve. Não temos que sorrir em festinhas sociais que não estamos a fim de ir, podemos ler todas revistas femininas sem pressa, sem alguém imaginando que não temos compromissos a serem cumpridos e não deixamos nada a ser feito. Com isso, ganhamos tempo prá viver e os 'compromissos' não pesam tanto em nossos ombros.
Não estou convidando ninguém ao ócio, estou apenas lembrando que temos compromissos mas temos liberdade para cumpri-los sem a dureza da imposição.
A essa tal liberdade, soa como brisa do mar, o comprimisso impõe que tudo é obrigação da família ao trabalho.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

saber observar, mais que um dom.

Não é papo de botequim, mas saber observar é um dom. Pois se tira proveito das circunstâncias da vida observando as pessoas ao seu redor, não é ser curioso - daqueles que prestam atenção a vida alheia, é ser atento ao que se passa ao seu redor e tirar conclusões pessoais. Atualmente TUDO que eu sempre fiz virou rotina de bom viver prá muita gente, num jornal de domingo local - BSB-DF, li uma matéria sobre pessoas que tem por hábito anotar tudo que se passa com ela numa espécie de diário, tomada de surpresa lembrei que a pouco mais de 20 dias, joguei no lixo pelo menos 15 anos de vida, anotada em  agendas que relatavam tantos momentos bons como aqueles não tão bons assim, mas que demonstraram toda superação adquirida. Todos falavam que era loucura minha arquivar tantas anotações, detalhes da vida, dos filhos. A vida passa tão rápido, que eu confesso: antes de jogar tudo no lixo, andei folheando as agendas ano a ano, e vi as coisas anotadas como se estivesse vivendo o momento, das boas ri, das ruins pensei: me safei e superei. Então, após ter a certeza de que o momento era mesmo de passar apenas as vagas lembranças da memória, vi que o melhor da vida é observar a vida, como um expectador roteirista de um filme de sucesso.

domingo, 16 de outubro de 2011

O dever de persistir.

Olá,
Quem pensa que persistir é o mesmo que insistir,literalmente se engana. Minha experiência em persistir naquilo que quero ou aspiro transforma sonhos em realidades e nas mínimas coisas revelam que querer é poder, contudo, tem limites.
Viver sem expectativas de mudanças é monótono, pois todos os dias temos que cumprir rituais; acordar trocar-se ir ao emprego, aula, compras, o que fazemos todo dia pode ser diferente a cada dia, desde que tenhamos uma visão diferente da rotina, da mesmice.
Eu mesma, tive uma experiência insólita com meu blogger, passei alguns dias sem saber em qual site o teria inserido. Viramos eu e meu filho o notebook pelo avesso e nada. Ele achava que não iríamos localizar, e eu, não lembrava de jeito nenhum aonde o havia criado. Pensei em desistir só prá me convencer que eu deveria criar um outro, que nada - hoje, pensando nisso às escondidas - persisti e veio um insight!! procure em todos blogger's - você acha, você é capaz - persista! No terceiro site lá estava EUZINHA, CADADIA-TODODIA. Moral da estória, persistir é mais que insistir, é a certeza que alcançaremos, não importa o tempo que dure, é transformar um simples desejo num propósito de vida, até se concretizar.
Certa vez, uma amiga disse-me "traga o que aspira do plano astral para o plano concreto", depois tivemos muitas publicações com esse intuito, devemos persistir. Até a próxima.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sempre viver um dia de cada vez.

Inicialmente temos que fazer uma apresentação dos ideais e a que se destinam as mensagens. O Bom é saber que o que escrevemos não está direcionado a nenhum público específico, mas a todos que querem entender o que significa o jargão ou provérbio "viver um dia de cada vez". É que com a rapidez da vida e do mundo moderno, todos interragem a todo tempo, e muitos acham que podem com isso antever resultados  sobre o que virá depois. Que nada nem na física ou mesmo na religião, poderemos prever com precisão o que faremos, viver agora é tudo!