terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A Janela da Alma

Olá, Quando ouví pela primeira vez esta expressão 'os olhos sãojanela da alma', fiquei encantada com a definição tão precisa sobre nosso olhar. Verdade! Admiro profundamente o olhar das pessoas, não simplesmente o olho e sua cor, mas a beleza do olhar, por ele dá para se definir muito de uma pessoa. Tem gente bela com olhar triste e gente triste com olhar cheio de esperança. Normalmente fixo meu olhar dentro do olhar de quem converso, e tento captar ao máximo o que eles tem a me dizer, essa tática nunca falha. Ponha essa idéia em prática, olhe bem nos olhos de quem voce se aproxima e se não conseguir enxergar mais que a cor dos olhos ou nem isso, melhor se precaver. Sinceramente gosto de me aproximar das pessoas e enxergar além, tipo sentir melhor a pessoa. Gosto de gente que sorrir com o olhar - claro que é possível, do mesmo jeito que um olhar revela tristeza, amor, ódio, alegria, pode demonstrar caráter. Tem gente que não te encara por medo de voce perceber suas intenções vis, outras, tem medo de revelar sua real personalidade, outras disfarçam sua inveja doentia, outras lhe são indiferentes ou fingem que lhe são queridas... Dá para perceber tudo isso se voce for observador, cauteloso e ficar atento ao 'conjunto de provas'. Quem já não percebeu quando alguém está mentindo, fingindo, sendo irônico, vulgar, lascivo,etc. Enfim, todo sentimento de uma pessoa espelha-se no olho,(janela da alma), dizem que é possível até ver refletido no olho da vítima a imagem do algoz numa cena de crime, quem sabe. Eu tenho meus métodos próprios de avaliação das pessoas com quem me relaciono frequentemente ou não, fixo meu olhar para ver o que os olhos tem a me revelar, se forem opacos - nada. Nem tento levar a diante uma conversa com quem me evita o olhar, necessito desse complemento inicial para saber até se estou em perigo. Isso mesmo, tua adrenalina sobe quando capta um olhar maldoso, feroz, implacável - então é melhor se precaver - olhe para onde anda. Só não seja maldoso de inserir neste contexto aqueles que não possuam a visão, nesses outros caracteres o definem com especialidade, é só os conhecer se aproximando da sua alma sem ser pela janela.

A VIDA, que linda e surpreendente

Olá,
Pode-se imaginar de tudo, mas que a vida é linda e surpreendente, a isso é!! Quando eu estava no estágio da vida de mãe com filhos pequenos só pensava no que eles queriam fazer no final de semana, brincadeiras, praia, parque da jaqueira (Recife), e o cuidado com a escola, os amiguinhos ... O futuro não era nem cogitado, então a vida por si só percorre seu rumo, filhos crescem, formam, fazem escolhas e casam. Participamos ativamente de todas as fases da vida dos filhos, desde o nascimento até a formação profissional, são conselhos, erros, acertos, incertezas - o mais impressionante é a idéia de que temos o controle de tudo, balela. Os filhos crescem e daí vem o melhor, formam família, uma surpresa boa. Quando nos é comunicado que terão um bebê, nascerá o fruto do amor escolhido por eles mesmos sem a nossa intervenção materna, e sim pela vontade suprema de Deus. A emoção de imaginar ver todo o ciclo do nascimento se formando em sua filhinha, ainda tão inexperiente, uma menina, pôxa é emocionante. A vida, é uma dádiva de Deus, e ver nossa decedência emergir no ventre duma mãezinha de primeira viajem, é lindo. A vida nos surpreende com os 'prêmios' chamados de neto(a)s, é como se tudo se renovasse: forças, coragem, vontade de viver, motivação, alegria, tudo enfim que nos falta na meia-idade. Essa renovação pauta-se na imaginação, vislumbrar o rostinho do bebê, o quartinho, acompanhar a gravidez, passo a passo até o nascimento, que idéia feliz. Cada fase da vida retrata a sua própria importância, vivê-la com intensidade mesmo na maturidade nos faz renascer, independente de como nos sentimos por dentro. A surpresa da vida se renovar em nossos filhos é indescritivelmente maravilhosa. Aqui compartilho um momento único, saudável, familiar, e que nos serve como bálsamo para viver. Alegre-se amanhã é um novo dia!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Eu parei.

Olá,
Permita-me confessar, eu parei! Não de escrever mas de criar expectativas sobre tudo e sobre todos, na mesma proporção - deu prá notar né.
Eu tenho por hábito de quando desejar, querer que algo acontece crio uma expectativa danada em tôrno do sonho, daí fico impaciente quando nada acontece, que saco!!
Sei que fantasiar a realidade amenisa sofrimento, mas também gera uma realidade inexistente. Assim, é bem melhor se conter e não criar nada em torno do sonho.
Normalmente, quando o deseja é material fica bem pior, por que eu vejo meu sonho sendo realmente meu.
Adoro 'vestidinhos','sapatinhos','reloginhos'etc, etc,etc, mas quando encasqueto com 'AQUELE' vestido, sapato, relogio etc,etc,etc, ele me chama vem me comprar, me vejo no vestido, sonho com o sapato, só sossego quando compro, se o preço tá muito alto, aguardo fervorosamente a liquidação.
Pior é quando o sonho é super material, carro - casa - eletroeletrônico - celular - daí o surto é mais fervoroso, que coisa chata!!! Existem coisas que ficam feito chiclete na cabeça.
Mas, tudo na vida deve ter limite senão passa a doença, quando entendí isso - naturalmente, passei a não mais querer demais certa coisa. Fui me doutrinando devagar para não surtar, diminuir a expectativa que me vejam em tal modelo marca x, relogio marca y, oculos etc, etc, etc, enfim, resumí a minha compulsão, está sendo um alívio.
Continuo ligada nos meus desejos, mas dosando a quantidade. Não é fácil desistir de um hábito tão confortável, comprar x vestir - uma loucura.
Mas quando isso gera expectativa tá na hora de dosar e parar. É por isso que vale a pena usar o bom senso e não ficar investindo mentalmente em suas fantasias para adquirir cada vez mais, fica inútil tanta coisa acumulada. Só invista num grande sonho, pro momento certo, no mais - aquieta e deixa a moda passar.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Prazer da Vida

Olá,
Posso dizer o óbvio!
O Prazer da vida é a vida, Cada dia é tão especial que nem dá para explicar. E não é que seja tudo a mil maravilhas, mas nunca é igual ao outro, nem mesmo similar, observe.
Nós nunca conseguiremos repetir um único dia em nossas vidas, nem que queiramos cronometrar tudo que foi feito hoje,jamais repetiremos com exatidão amanhã, isso é próprio do viver.
Viver tem suas particularidads diárias, embora repetimos muitos gestos e obrigações, cada um deles tem sua característica própria, inigualável - é fantástico!
Se um dia enfrentamos tormentas, noutro encontraremos a paz.
Se estivermos doentes, amanhã estaremos bons (ou não), mas nunca de forma igual.
Sentir a vida é isso, é presenciar seus acontecimentos diariamente, particularmente, sem contudo, existir a exatidão.
A vida é cheia de momentos únicos, sejam de dor ou de alegria, mas são todos isolados pelo momento. O contexto geral de igualdade é meramente ilusório, explico:
 Voce diz que faz todo dia as mesmas coisas, com os mesmos movimentos, roteiros, obrigações, mas nunca conseguirá dizer que tudo que fez ontem fez hoje igualmente, jamais o fará.
Nesse caso é jamais mesmo.
 Voce pode até pensar que 'jamais' é possível, mas não é.
Por isso que cada dia de sua vida é único, sem outro igual, nem que voce vivesse por "mil' anos, não repetiria com igualdade e precisão todos os gestos, sensações,atos e fatos - seu corpo nunca terá as mesmas reaçoes.
Enfim, NADA é igual ao dia de hoje, tenha sido ele fácil ou difícil.
Ouví uma vez no rádio o Pe. Marcelo Rossí, contar uma parábola mais ou menos assim.
"Em cada dia que amanhece, são creditados por Deus em nossa conta corrente da vida  24hs, x minutos e x segundos para gastar.
Mas, ao final do dia dormimos e nossa conta foi zerada. Recomeçamos novo dia com as mesmas 24hs, x minutos e x segundos para gastar.
Moral da história -  'todo dia', voce terá o mesmo tanto de tempo creditado em seu banco diário da vida para gastar, mas no dia seguinte, após zerada suas 24 hs deste dia, voce terá (ou Não), novo saldo positivo de pelo menos mais 24 hs acrescentados em sua vida, a 'cada dia'.
Entendem agora o sentido deste blog, é dizer que voce sempre terá um novo dia, mesmo que grande parte das coisas em sua vida sejam rotineiras, cada dia é um dia, nunca igual.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Que coisa!!

Olá,
Não quero ficar aqui como uma pessoa que tem dons adivinhativos, nem como pessoa que espera sempre algo acontecer, mas que é inevitável é.
Já ouviu a expressão 'por mais que eu reze mais assombração acontece', pois é acontece mesmo. Tem vezes que a gente quer evitar algo que nem sabemos se algo vai acontecer, mas queremos impedir ou sentimos um 'travo', como dizia minha mãe.
Já comentei que temos 'insight's para evitar algo, imagine o que sentiram as pessoas dentro desse navio que acabou de afundar na Itália.
 Quem desistiu da viagem ou não conseguiu pacotes estão a pensar - fui salvo pelo gongo. Mas quem não estava a fim de embarcar nessa viagem, mas cedeu e foi, deve estar se perguntar, o que foi que eu vim fazer aqui.
Às vezes se deve considerar avisos interiores, anjos bons e próximos, mães com seus 6ºsentidos, que nos impedem de entrar em frias ou viagens sem volta. Nisso temos que pensar sempre, nosso termômetro interior, nossos sentimentos em relação a possíveis acontecimentos desagradáveis e desastres.
Eu, pessoalmente não tenho a menor vontade de viajar em cruzeiros, mas isso não significa que não haja insights em outras coisas que vou fazer, por isso peço sempre ao meu anjo da guarda para me guiar e me livrar, por isso que o silêncio interior acalma e nos leva a ouvir a voz que sai da nossa mente.
Tem também aquelas vezes que nossos filhos vão sair e voce, repreende em oração todo e qualquer mal que possa acontecer, incrivelmente acontece algo, mas poderia ter sido bem pior, moral da estória - ora que melhora, que coisa! 

sábado, 14 de janeiro de 2012

Que deserviço - Inútil

Olá,
Que coisa né, janeiro, todo janeiro somos obrigados a compartilhar a vida estranha, de tantos estranhos num reality show!
Veja bem, quem tem TV a cabo pode se furtar desse desconforto intelectual, mas a maioria da população adora "vigiar - dar uma espiadinha", nos aquartelados da TV mais assistida do país, com direito a cloose nos bumbuns exibidos proposital e vagarosamente, em banhos prá lá de eróticos.
 Na vida real, ninguém toma seu banho fazendo "exibiçao erótica", acariciando o corpo, provocando suspiros. Me poupe.
A TV Brasileira espelhada no consumismo dos EUA, imita os reality's show's causando furor na população, em participar de uma 'casa' cheia de conflitos com gente notoriamente sequelada!!
Todos querem marcar seu perfil para se tornarem celebridades na mídia, bem como mais um milionário. Que sórdido!
 Num país de maioria de assalariados, autônomos e/ou desempregados, sonhar com uma casa cheia de 'famosos' por 03 meses, é inédito.
De personas comuns à ilustres, num plim-plim, ô cultura piégas. E todos comentam sobre as escolhas sexuais, caráter duvidoso, tramóias para se agrupar e passar por cima uns dos outros, uma desumanidade comovente.
Tanta coisa para se aprender e assistir pela TV, filmes épicos, históricos, românticos, educativos, daí surge um programa que os desvirtua conceitos e nada ensina.
Que conviver com estranhos é difícil todos nós sabemos quando entramos na creche, mas sermos obrigados a dar espiadinhas naquele grupo insano, mesmo sem querer, diga-se de passagem é um saco.
Viva a  TV cabo, assim podemos escolher o que assitir. No mais, é insuportável.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O grande negócio é seguir em frente.

Olá,
Quem disse que a vida se repete, estava certo. Sempre afirmo que a vida é cíclica e isso não é nenhuma novidade.
O bom é saber que temos que seguir em frente, independente da falta de coragem ou disposição. Na maioria das vezes, o que a gente quer é ficar paradinha esperando o tempo passar, mas não dá. Temos que seguir em frente.
Naquilo que não temos controle, o melhor é deixar para trás e seguir em frente, então levamos a vida sem tanto peso, o peso do remorso, da saudade, da frustração, daquilo que deveríamos ou não ter feito.
Ah se a gente pudesse deletar as lembranças ruins, seria perfeito nesse mundo virtual em que vivemos. Mas ao contrário disso, temos que seguir em frente mesmo com todas lembranças desagradáveis em nossa memória. Melhor que elas existam, afinal ninguém merece o alzeimer.
Então, o melhor a ser feito é encarar os monstros mentais e seguir o rumo da vida. Na maior parte das vezes estamos remoendo situações adversas, abrindo fendas na mente para o passado sair e nos ferir de novo.
Isso é a pior maneira de se maltratar, quando algo nos marcou de forma dolorida o grande negócio é seguir em frente, revolver sentimentos é andar para trás como caranguejo (dito popular Pernambucano).
Seja agradável com voce mesmo, crie situações confortáveis a sua imaginação, siga a vida criando novas oportunidades e selando o passado com um presente cheio de esperança. Como fazer isso nunca estacionando no passado cruel, deixando suas decepções arquivadas na caixa da memória, numa boa.
Quando voce se pegar remoendo lembranças árduas - stop, pense zen!! Traga para si pessoas amigas que querem seu bem e lhe fazem muito bem. Junte a família e faça uma comida irresistível, tome um bom vinho, sorria, veja os filmes que ama, ouça suas músicas preferidas, tome aquele banho gostoso com direito a hidratação de pele e do cabelo, fale bobagens.
Não adianta ficar dolorido a vida inteira por fatos que não poderam ser evitados, já aconteceu - deixa prá lá.
No momento em que voce consegue controlar o baixo astral causado por lembranças, voce domina o que há de pior na mente, e não adoece. Sentimento bom suprime o ruim, ninguém precisa sofrer eternamente. Pense nisso.

sábado, 7 de janeiro de 2012

De uma hora prá outra

Olá,
Voces já perceberam o quanto a gente muda de objetivos ao longo da vida. A gente muda de uma hora prá outra, graças a Deus! Num momento da vida os nossos objetivos são uns e noutro são totalmente distintos. Faça uma retrospectiva de algumas fases etárias de nossa vida. Quando somos crianças só pensamos nos dias de férias, no meu caso em ir veranear numa praia (piedade ou candeas, praias próximas de Recife que hoje já estão integralizadas a grande metrópole, como bairros). Mas em 1965, quando eu era criança tudo era uma aventura e chegar para verenear numa praia de pescadores era o máximo. Cavalos soltos na praia, embarcações de jangadas escoradas num 'tôco' de coqueiro, formando uma fileira imensa à beira da praia, e num fim de tarde de brisa fria após um dia ensolarado, nos servia de esconderijo ideal prá brincar de esconde-esconde, 31 alerta!!! E a tarde virava noite e a gente nem percebia.
Logo depois, a adolescência com suas risadas soltas por qualquer motivo. troca de olhares com nossos 'queridinhos' do coração, 'paixonites' que guardávamos segredo, a sete chaves para ele não perceber jurando amor eterno, parecido com o atual amor dos 'vampiros do crepúsculo', que só contávamos o segredo a nossas fiéis amigas, inseperáveis da adolescência. O fase sonhadora, tudo era possível, cada dia um projeto diferente - um sonho a mais. Como vamos ser independentes morando sozinhas sem dar satisfações para os pais, sem ter de explicar mais nada a ninguém! Balela, vivemos em sociedade que cobra bem mais que nossos pais e sem perdão. Daí chega o dia dos 15 anos, uma falsa independência, sonho meu.
Ao contrário da liberdade tão sonhada, os 15 anos nos impõe mais responsabilidadese compromissos com o futuro, projetos para nossa formação profissional e condutas sociais mais rígidas, tipo não seja vulgar, cuidado com seu corpo, evite drogas e cigarros e nós seguíamos mesmo essas orientações por isso nos livramos dos vícios que hoje, considerados habituais e normais pela 'galera esperta'!!
Nós, os velhos cinquentões de hoje, nem curtíamos a maconha e a bolinha, LSD era o ácido da morte o horror da juventude, hoje isso é banal e fraco, maconha é cigarro para os 'viciados' que acendem e passam, tranquilamente nas 'raves', nas ruas nas praias, nos bares etc. Uma merda geral. A felicidade e a liberdade não se encontra no pito do baseado, nem nos cachimbos da paz!
Gosto de lembrar que mesmo sem concordar com meus pais, seus ensinamentos eram uma ordem a ser seguida e cumpríamos, sem revolta apenas um pouco chateados por nos sentir tolhidos, porém, com respeito a sua autoridade de pais. Hoje, bateríamos as portas ou neles, agressão é a moda - isso é o normal!!
Finalmente, 18 anos, cinema liberado e carteira de motorista mas nem por isso maior de idade, vez que esta só seria adquirida aos 21 anos, no antigo código civil. Em meu caso especial transgredí por uma gravidez, casei e fui emancipada aos 19 anos. Antecipei as responsabilidades de ser maior de idade, mãe e esposa. Não foi tão melhor ser independente como pensava, responsabilidade pesa.
Fui mãe, formei em Direito, as coisas foram acontecendo, 30, 40 anos - realizações e frustrações -
E o tempo, impagável foi passando , vem o 1º divórcio e o segundo 'casamento' e novo divórcio outro filho, faculdade, maiores responsabilidades - mais tempo - 2º divórcio com dois filhos, fui recomeçar em outra cidade, mais um casamento e outro divórcio, novo recomeço, compra do primeiro apartamento, nova vida com filhos crescidos cursando 2º grau e faculdade - pauleira nas responsabilidades.
Nova cidade, com costumes totalmente diferente, longe das raízes mas com o propósito de vencer a vida, novos bons amigos - esse apoio é fundamental para um bom recomeço.
A vida passa e finalmente os 50 anos, realizado em parte mas com novos planos, anseio pelos netos, filhos casados, formados, com futuro escolhido pro bem - livre das drogas - Ufa!!!
Os objetivos mudam, a vida segue e, os projetos se renovam. Sonhar com a aposentadoria e uma casa numa praia tranquila como aquela da infância feliz, é bem real nesses novos projetos.
 Assim, de uma hora prá outra nossos objetivos mudam, os anseios se renovam pois a vida não para. Viver é um eterno renovar a cada dia, coragem para seguir em frente - Fé em na vida

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Enfim, 2012

Olá,
Claro que a época do Natal deixa-nos melancólicos e exaustos por tantos "compromissos" com as compras, presentinhos, lembrancinhas, e logo após a correria da última semana de 2011, montar uma ceia, ver pessoas que não vimos no Natal, acertar detalhes do Reveillon, e após uma virada de noite chegamos ao temido 2012!!
Chega cheio de mistérios em torno de previsões Astecas, números cabalísticos, todos querem atribuir ao ano sua profecia pessoal, seja com relação aos movimentos astrológicos ou as previsões políticas, ou mesmo previsões na vida pessoal das "celebridades".
O fato é quem ninguém consegue prever realmente NADA, tudo são suposições ou supertições, mas que todos gostam de dar pitaco, ah isso gostam.
Então vou me atrever a dar o meu.
Penso que o mundo não vai acabar em 21.12.2012, mas pode acabar, se tiver de acabar em 12.12.2012 às 12:12hs, fica mais preciso, né.
As celebridades continuaram a fazer o que sempre fazem, continuam na mídia ou por escândalos, por comerciais, casamentos defeitos com partilhas astronômicas, e sendo clicados pelos paparazzi que alimentam a curiosidade humana e sórdida.
Os políticos continuaram os mesmos, superando escândalos sobre corrupções, sem qualquer constrangimento para se candidatar e, serem reeleitos, assim sem mantêem no poder e pronto, 'finish'.
O desemprego e a fome 'mundial' afetará principalmente a clase trabalhadora, que só leva ferro, e sem emprego gera violência, aproximação com o crime organizado e falência do poder estatal e das instituições governamentais.
Nesse passo, haverá um ou outro que se dará bem montando uma pequena empresa depois de ficar desempregado, pagando altas taxas e tributos para manter o sistema de capaitalização e o governo.
Falando nele, a saúde será caótica, pois com o desemprego menos pessoas pagam por ela, os desempregados surtaram e dependem ainda mais do SUS, INSS, que já não se sustenta com o que arrecada.
Nós, pela televisão, assistiremos ao caos humano que vem das drogas (crack, ácidos alucinógenos cada vez mais potentes, e a maconha que virou cigarrete da galera antenada/ligada), nos tornandos vítimas de crimes hediondos na esfera familiar ou na social, vítimas dentro de nossos lares, atormentados por uma realidade de só cresce com o crime organizado que manda no mundo.
Mas tais notícias viram rotina nos jornais das grandes massas e quem trouxer a visão mais precisa do acontecimento, digamos que visceral, terá mais ibope e isso é que importa para a mídia.
A crise mundial, afetará nossa vida com o encarecimento dos alimentos e as catástrofes naturais serão uma constante, já que o mundo está todo asfaltado e as usinas produzem gase destrutivos a atmosfera.
Nada de novo há em 2012, se acabar é porque o precesso foi lento, a humanidade contribuíu e muito para isso, mas, sempre existe um mas.... não vejo razão para tanto alarde se só temos uma expectativa de vida, nem sabemos se chegaremos ao final deste dia, quanto mais do ano ou dos próximos.
Nossa única certeza, é o agora "não acrescentaremos um covado a nossa vida", tá nas Escrituras. Então sossegue! viva seu hoje fazendo o melhor de si, para si e para o próximo, se não morrermos jovens de velho não escaparemos.